quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Baleia de espécie rara é encontrada morta no Litoral Norte

Achado científico 21/12/2011

11h14

Baleia de espécie rara é encontrada morta no Litoral Norte

Pesquisadores pretendem estudar macho de mais de uma tonelada e meia
Baleia de espécie rara é encontrada morta no Litoral Norte Paulo Ott / GEMARS/Divulgação

Uma baleia de espécie rara foi encontrada morta na praia de Cidreira, litoral norte do Rio Grande do Sul, na tarde desta terça-feira. O exemplar da espécie conhecida como baleia-bicuda-de-Cuvier (Ziphius cavirostris) foi identificado pelos pesquisadores do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars).

Segundo o pesquisador do Gemars e professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Paulo Henrique Ott, trata-se de um macho adulto, com pouco menos de seis metros de comprimento e que deve pesar de uma tonelada e meia a duas toneladas.

— As baleias de bico, da família Ziphiidae, estão entre as espécies de cetáceos menos conhecidas no mundo. Devido aos seus hábitos oceânicos, são extremamente raros os registros de encalhe das espécies desta família — explica o especialista, destacando a importância científica do achado.

Segundo Ott, este é o primeiro registro da baleia-bicuda-de-Cuvier ao longo de 20 anos de pesquisas no litoral norte do Estado. Nesta quarta-feira pesquisadores do Gemars, com o apoio da UERGS e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizam a necropsia do animal.

A partir da análise do exemplar e da coleta de material biológico, os pesquisadores esperam desvendar detalhes sobre os hábitos de vida desta espécie ainda pouco conhecida do litoral gaúcho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário