domingo, 27 de novembro de 2011

Apelo do CMI pela proteção do meio ambiente

Home > Igreja > 27/11/2011 16.57.03

Apelo do CMI pela proteção do meio ambiente


Genebra (RV) - O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) fez um apelo aos Governos do mundo para que enfrentem de maneira decisiva e com medidas eficazes a questão das mudanças climáticas.
A conferência sobre o clima promovida pelas Nações Unidas, em Durban, na África do Sul, que terá início na segunda-feira, 28, amanhã, e prossegue até 9 de dezembro próximo, "é a maneira justa para agir com responsabilidade em favor da justiça e do respeito pelo meio ambiente" – destacou o Secretário-Geral do CMI, Pastor Olav Fykse Tveit, no jornal da Santa Sé L'Osservatore Romano.
"Um tema urgente que não pode ser adiado, sintoma de uma crise moral e espiritual. Desde os anos setenta, do século passado, o Conselho Mundial de Igrejas apoiou a construção de comunidades ecologicamente sustentáveis. Isso é ainda hoje mais atual, pois se tornou indispensável construir um futuro constituído de baixas emissões de gases poluentes" – frisou ele.
O Pastor Tveit ressaltou o que aconteceu nas Ilhas Samoa, em setembro passado, parte esta do mundo ameaçada pelo aumento das águas do Oceano Pacífico, conseqüência das mudanças climáticas global. Ele frisou que as Igrejas da região estão prontas para responder a esse desafio.
As últimas conferências internacionais sobre o clima, a realizada em Copenhague, na Dinamarca, em 2009, e em Cancún, no México, em 2010, não obtiveram bons resultados.
A conferência que terá início, amanhã, em Durban, corre o risco de se tornar a última oportunidade para a comunidade internacional enfrentar de maneira responsável o problema das mudanças climáticas, através da aplicação de um segundo período de compromissos do Protocolo de Kyoto e a adoção de medidas previstas pelo Green Climate Fund em defesa das áreas mais vulneráveis. (MJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário