quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Microcamaleão é encontrado em Madagascar


Brookesia micra


Cientistas alemães descobriram uma nova espécie de camaleão que mais parece uma miniatura. A Brookesia micra mede apenas 29 milimetros e foi encontrada pela equipe de pesquisa do Zoológico Staatssammlung, de Munique, na ilha africana de Madagascar. O local possui diferentes de espécies endêmicas de camaleões.

A equipe chefiada pelo Dr Frank Glaw encontrou ainda outras três espécies anãs no norte da ilha, não tão pequenas quanto a Brookesia micra. Uma delas é a Brookesia desperata, que recebeu este nome por causa dos olhos, um em cada extremo da face.

Brookesia Desperata




As menores espécies foram encontradas em uma ilhota de pedra calcaria ao sul de Madagascar, o que teria ocasionado o nanismo. A suspeita é de que os répteis teriam evoluído de acordo com o habitat, assim eles teriam ficado pequenos para sobreviver. "É possível que a grande ilha de Madagascar tenha produzido o grupo geral de camaleões anões e essa ilha muito pequena tenha produzido as espécies menores", disse Frank Glaw em entrevista à BBC Nature.

Nenhum comentário:

Postar um comentário