sexta-feira, 6 de abril de 2012

Meio Ambiente quer melhorar arborização da cidade...

JORNAL DO POVO DE TRÊS LAGOAS
06/04/2012 » 09:56
Meio Ambiente quer melhorar arborização da cidade
Ana Cristina Santos Foto: Danilo Fiuza/JP
A Secretaria de Meio Ambiente pretende melhorar a arborização de Três Lagoas. A ideia, segundo o secretário da pasta, Mateus Arantes, é aumentar a quantidade de árvores na cidade, plantando-as de maneira adequada. Para isso, um novo viveiro municipal está em construção, a fim de ampliar a produção de mudas e aumentar as consideradas especiais – que podem ser plantadas nos logradouros públicos e também distribuídas à população.
Arantes informou que a secretaria elaborou uma proposta para melhorar o sistema de arborização, embora não seja simples colocá-la em prática. Uma das ideias, segundo ele, seria plantar árvores nativas nas avenidas para deixar a cidade com características de cerrado, peculiaridade de Três Lagoas.

Entretanto, ele afirmou que, para retirar uma árvore, ela precisa estar comprometida. “Não podemos arrancar uma árvore saudável. Além disso, dependemos de investimentos para colocar essas ideias em prática”, destacou Mateus Arantes.

O secretário informou que, no ano passado, a Elektro realizou um estudo e elaborou um plano de Manejo de Arborização Urbana para Três Lagoas. No levantamento, constam a quantidade e as espécies de árvores plantadas nos 150 km da rede de energia elétrica. As árvores comprometidas, conforme o estudo, estão sendo substituídas por outras de espécies adequadas.

Segundo Arantes, para cada árvore retirada à legislação ambiental determina o plantio de outra. “As pessoas não podem sair arrancando árvores aleatoriamente. Existem critérios para a retirada e para a poda também”, informou.
O secretário observou ainda que, para plantar árvores em frente às residências, os moradores precisam obedecer ao Código de Posturas. Já nos casos de construção em lotes que não possuam arborização no passeio público, a liberação do habite-se fica condicionada ao plantio de muda, conforme o Plano Diretor.

Mateus informou que a maior parte dos problemas em Três Lagoas está relacionada ao plantio de árvores antigas. Para autorizar novas construções, o alvará só é concedido se houver o plantio correto de árvores nas calçadas.
Para o secretário, existem locais na cidade que podem ser considerados bem arborizados, outros não. “Nas avenidas e na Lagoa, já existe um número considerável de árvores. O difícil é convencer um comerciante a plantar árvore em frente de seu estabelecimento comercial”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário