sábado, 19 de janeiro de 2013

Convenção sobre o mercúrio é adotada em Genebra por 140 países

Meio Ambiente -
Artigo publicado em 19 de Janeiro de 2013       

Convenção sobre o mercúrio é adotada em Genebra por 140 países

O mercúrio está presente nos objetos e produtos utilizados no dia a dia.
O mercúrio está presente nos objetos e produtos utilizados no dia a dia.

RFI
Depois de uma semana de difíceis negociações, a Convenção foi adotada. O acordo vai possibilitar a redução, em nível mundial, das emissões de mercúrio, consideradas altamente tóxicas e prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. A adoção do texto foi uma vitória para a Suíça e a Noruega que começaram há dez anos o processo de negociações sobre o mercúrio.

O mercúrio é um metal pesado e altamente tóxico para os seres vivos e que, exposto a temperaturas ambientes, se liquidifica.Uma exposição prolongada pode afetar o sistema imunitário, além de causar distúrbios psicológicos ou digestivos, a perda de dentes e problemas cardiovasculares ou respiratórios.
Esta nova Convenção espera reduzir a produção e a utilização do mercúrio, especialmente na fabricação de produtos e nos processos industriais. O texto também regulamenta o estoque e o tratamento dos restos do elemento.
O documento será aberto à assinatura dos países em outubro deste ano em Minamata, no Japão, em homenagem aos moradores desta cidade que, durante anos, foi alvo de uma grave contaminação do metal. Em seguida, entrará em vigor depois de ser ratificada por 50 Estados, o que deve demorar entre três ou quatro anos.
A Convenção também prevê a proibição do mercúrio até 2020 nos termômetros, instrumentos de medição de pressão, bateria, interruptores, cremes e loções cosméticas, e em diversos modelos de lâmpadas fluorescentes.

Danos ambientais

Em um estudo apresentado na véspera da Conferência de Genebra, que se encerrou hoje, o programa da ONU para o Meio Ambiente divulgou dados preocupantes sobre a presença do mercúrio nos lagos e rios do planeta.
Nos últimos cem anos, as quantidades de mercúrio presentes nos cem primeiros metros de profundidade dos oceanos, provenientes de emissões ligadas à atividade humana, dobrou. As concentrações do elemento em águas profundas cresceram 25%, ameaçando de contaminação os peixes destinados ao consumo alimentar.
As ONGs de defesa do Meio Ambiente declararam estar decepcionadas pela falta de medidas firmes ao encontro das duas principais fontes de contaminação: as pequenas minas de ouro e as centrais elétricas a carvão.

Disponível em: http://www.portugues.rfi.fr/geral/20130119-convencao-sobre-o-mercurio-e-adotada-em-genebra-por-140-paises

Nenhum comentário:

Postar um comentário