PMPA_imagem107160 (Small)
José Fortunati e Flávio Presser em audiência com Nanci Giugno, da Abes-RS
Foto: Cristine Rochol/PMPA
A Semana da Água deste ano dará destaque para o Arroio Dilúvio. O objetivo do projeto Dilúvio Azul, criado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária do Rio Grande do Sul (Abes-RS) e apoiado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), é conscientizar os porto-alegrenses sobre os cuidados com o arroio. A ação foi apresentada nesta segunda-feira, 29, ao prefeito José Fortunati, pela presidente da Abes-RS, Nanci Giugno. Também participaram da reunião o diretor-geral do Dmae, Flávio Presser, a coordenadora da Semana da Água, Maria de Lourdes Wolff, a coordenadora-geral da Unidade de Comunicação Social do Dmae, Angélica Ritter, e o assessor de comunicação da Abes-RS, Alberto Jacobsen. (fotos)
“Essas iniciativas são essenciais para o sucesso do trabalho que a prefeitura vem desenvolvendo de despoluição do Guaíba, de limpeza dos arroios, de saneamento. A comunidade tem que ser parceira e, por isso, temos que investir em educação, na conscientização. Não adianta limpar o arroio, canalizar e tratar o esgoto se a população não ajudar a preservar nossos recursos hídricos”, disse Fortunati.
Dentro do projeto, serão realizadas atividades como visitas programadas, intervenções socioculturais nas margens, instalação de totens informativos e um abraço simbólico ao arroio. O Dilúvio Azul deve ser um dos grandes destaques da 3ª Semana da Água, que será realizada de 5 a 12 de outubro.
“Porto Alegre e o Rio Grande do Sul são referências nesse tipo de atividade. A gente viaja o Brasil apresentando essa iniciativa, e a repercussão é sempre muito positiva. O envolvimento dos órgãos públicos e da comunidade aqui na cidade é um modelo que estamos levando para o governo federal, para que seja criada também a Semana Nacional da Água”, disse a presidente da Abes-RS, Nanci Giugno.
Semana da Água – A Abes-RS, em parceria com o Dmae, realiza a terceira edição da semana, que neste ano terá como tema “Cuidar do arroio é proteger a água”. É uma ação paralela à 20ª Semana Interamericana da Água e a 13ª Semana Estadual da Água e busca mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre a importância de proteger a água como bem finito. Serão sete dias de atividades envolvendo a comunidade e órgãos públicos. Estima-se que os três eventos atinjam, de forma direta e indireta, cerca de 1,5 milhão de pessoas.
Arroio Dilúvio – Nasce nos limites entre Porto Alegre e Viamão. Possui um total de 17.605 metros de extensão, desembocando no Lago Guaíba, entre os parques Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) e Marinha do Brasil.

Fonte: site da PMPA, 29/07/2013
Texto de:
Melina Fernandes
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Assessoria de Comunicação / Abes-RS


Disponível em: http://portal.abes-rs.org.br/?p=14732